sexta-feira, 18 de abril de 2008

Os caminhos para Roma...


Não, não vou falar que todos os caminhos levam à Roma. Não se trata de geografia nem de mudança de foco do blog. Quero falar sobre as diversas
maneiras de se fazer a mesma coisa no computador.
Quando falamos em copiar e colar por exemplo, o mais comum é utilizar os comandos CTRL+C e CTRL+V. Mas esses comandos podem ser acessados pelo mouse. Seleciona-se o que desejamos copiar, clicamos com o botão direito do mouse e depois em copiar. Feito isso vamos para o programa onde vamos inserir o texto ou imagem, clicamos novamente com o botão direito do mouse e clicamos em colar.
Outra maneira para se fazer isso é clicando em ARQUIVO, depois em COPIAR. Da mesma maneira, vamos ao local de destino e clicamos novamente em ARQUIVO e depois em COLAR.
Quer outra forma? Também podemos selecionar o que desejamos copiar, clicar e segurar com o botão esquerdo do mouse e arrastar para o local de destino. Nesse caso, dependendo dos programas envolvidos, pode funcionar como cópia ou como RECORTE e COLE.
Seja lá qual for a maneira escolhida, todos os caminhos levam ao copy/paste.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Para os fãns do Corel...

A primeira vez que tive contato com o Corel Draw eu nem sabia ao certo para que tantas ferramentas de criação de figuras. E isso foi pelos idos de 1993. A versão era a 3 e já contava com muitas ferramentas interessnatíssimas que não deixaram o programa até hoje. Uma mudança na forma como as ferramentas eram posicionadas aconteceu quando apareceu a versão 5 e de lá para cá muita coisa é acrescentada a cada versão.

Agora a Corel lança a verão 14 e o número é mostrada com a místura de algarísmos "X4". O programa, muito conhecio na área de edição de figuras pode ser comprado no site oficial http://www.corel.com.br/ pela preço de R$ 1299,00. Mas, como com todo programa que existe hoje em dia, já existem cópias piratas disponíveis para download pela internet. Existe um blog pede para baixar os arquivos separadamente, incluindo as dll's necssárias para que o programa rode. Essa prática, embora ilegal, é muito conhecida no mundo da informática, ainda mais se levarmos em conta o preço cobrado pelo programa. E o programa vale cada centavo.
É certo que muitas pessoas trabalham com outros programas para edição de imagens, como é o caso de que trabalha exclusivamente com Mac, mas para os que conhecem o Corel há muito tempo não tem como comparar.

domingo, 13 de abril de 2008

Windows: Na contra mão

Embora a Microsoft tenha informado recentemente que pretende lançar o sucessor do Vista, existem algumas pessoas achando que o futuro do sistema operacional é outro. Em reportagem da Folha deste domingo, dois analistas do instituto Gartner classificaram como "insustentável" e em vias de um "colapso" a situação do Windows. Segundo Michael Silver e Neil MacDonald, a Microsoft não tem correspondido às necessidades do mercado, apresenta uma imagem ruim em razão do legado de duas décadas de código fechado e enfrenta séria concorrência em várias frentes.
A reportagem da folha mostra que analistas consideram que o Vista foi elaborado de forma incorreta, sendo que depois de muito tempo de programação, a Microsoft teve voltar atrás e utilizar as linas de código do Windows Server 2003.
Deveremos esperar por notícias em breve a respeito do rumo a ser tomado pela Microsoft.