sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta 13!

A sexta-feira 13 trás, junto a seu nome, um medo para muitas pessoas que, para anular o mal que esse "terrível" dia pode trazer, levantam pela manhã fazendo questão de colocar primeiramente o pé direito no chão esperando que o dia seja bom e não traga nenhum dissabor. Crendice popular ou não essa data já representou no passado um medo enorme para os que tinham computador. Numa época em que os micros pessoais começavam a ganhar força e ainda não existia a internet como a conhecemos hoje, um vírus muito famoso correu o mundo sendo levado por enormes disquetes de "cinco e um quarto", como eram conhecidos, e espalhando o terror entre os usuários de PC.
O famoso Sexta-feira 13 foi o nome mais conhecido. A origem do vírus é incerta e indícios de 1991, indicam ser italiano. Sabe-se apenas que ele foi descoberto primeiramente na universidade de Jerusalem, o que explica o porquê do seu nome original. 
O motivo pelo qual ele tinha esse nome era pelo fato de ser ativado justamente em qualquer sexta-feira 13 do ano, apagando os arquivos EXE e COM.  O vírus só não infectava o COMMAND.COM, arquivo que fazia parte do MS-DOS e era o interpretador de comandos. Um bug no virus original e algumas variantes faziam com que ele infectasse o mesmo arquivo várias vezes, fazendo com que o espaço em disco estourasse.
O medo que pairava no ar e a escassez que anti-vírus na época, faziam com que quem tinha computador não o utilizasse na data em que o computador poderia ser atingido, sexta 13. 
Mas isso foi em um tempo remoto onde tudo que era relacionado à informática parecia ser a coisa mais difícil do mundo. Hoje, o cenário é bem diferente e qualquer programa, mesmo gratuito, eliminaria esse vírus muito facilmente. 
Além da sexta-feira 13 em si ser um mito para muita gente, o vírus de computador que em outros tempos assustou a muitos, também passou a ser apenas um conto do passado, já que não existe, hoje em dia, ninguém que possa perder seus dados por conta dessa praga cibernética.
Mas se alguém ainda tem um computador antigo, por pura nostalgia, tomará que o tenha mantido desligado hoje, só por precaução.